Um em cada dez brasileiros já foi afetado por desastres ambientais, diz pesquisa
Entre as tragédias climáticas, enchentes e alagamentos acumula o maior número de vítimas

Foto: Reprodução/AntônioCruz/AgênciaBrasil
Em meio a um agravamento das mudanças climáticas, um em cada dez brasileiros afirma já ter sido afetado por uma tragédia ambiental. Esse dado é do levantamento promovido pelo Movimento União Br, entidade de apoio a vítimas de catástrofes, e pela Nexus, empresa de dados.
Foram ouvidas 2.013 pessoas entre 29 de abril e 5 de maio. Segundo a pesquisa, 10% dos entrevistados foram diretamente impactados por um evento climático grave e conhecem pessoas afetadas, e 15% conhecem alguém próximo que passou por um desastre ambiental, como enchentes e queimadas.
Vítimas de enchentes e alagamentos são as maiores, cerca de 68%. Em seguida vêm as vítimas de tempestade ou chuva forte (7%), deslizamento de terra (6%) e queimadas ou incêndios (5%). Além disso, 82% das pessoas já ajudaram vítimas de desastres, com doação de roupas, de mantimentos, de dinheiro ou de medicamentos.
O levantamento também aponta que 77% nunca se prepararam para desastres ambientais, como no reforço da casa, estoque de alimentos ou contratação de seguro. Metade dos brasileiros não sabe onde buscar informações sobre como agir, incluindo serviços de resgate e locais seguros para se abrigar.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.