Um quinto do eleitorado se recusou a votar no primeiro turno das eleições municipais de 2024
30 milhões de brasileiros que estão aptos a votar, mas tomaram a decisão de não comparecer ás urnas
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil
Um quinto do eleitorado se recusou a votar no primeiro turno das Eleições Municipais deste ano. A metade engloba mais de 30 milhões de brasileiros que estão aptos a votar, mas tomaram a decisão de não comparecer ás urnas.
Em Rio Branco, capital do Acre, mais de 65 mil eleitores aptos a votar não foram ás urnas, o que representa cerca de 24% do eleitorado. A diferença entre o primeiro colocado, Tião Bocalom (PL-AC), e o segundo, Marcus Alexandre (MDB), foi de 39,7 mil votos.
A situação correu em grande parte dos municípios que situa-se no estado de Minas Gerais, que registra 468 cidades no mesmo contexto. Já o estado de São Paulo detém 359 municípios com casos semelhantes, e o Rio Grande do Sul, 241.
Eleições 2024
Em 6 de outubro, ocorreu o primeiro turno e eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram ás urnas para definir quem herdará pelo próximos quatro anos, o lugar de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de 120 milhões de brasileiros exerceram o direito ao voto, o que corresponde a mais de 78% do eleitorado.
Em 51 cidades brasileiras, eleitores regressaram às urnas no domingo (27/10) para o segundo turno das eleições de 2024. Desse total, 15 capitais estavam na disputa. No segundo turno das eleições deste ano, o TSE divulgou que a abstenção foi de 29,26%.