Coronavírus

Umidade gerada pela máscara diminui carga viral e formação de muco

Estudo indica que proteção ajuda usuário a respirar ar mais úmido

Por Da Redação
Ás

Umidade gerada pela máscara diminui carga viral e formação de muco

Foto: Reprodução/ Unsplash

O uso de máscaras é uma das fundamentais recomendações feitas pelas autoridades de saúde para evitar que partículas do vírus contaminem outras pessoas. Um estudo dos Estados Unidos apontou que além de evitar essas partículas, a proteção facial diminui a carga viral inalada, que pode estar relacionado à gravidade da doença.  

É o que descobriram os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde, nos EUA, que apontam benefícios da umidade gerada pela máscara, na qual ajuda o organismo a combater o vírus. O estudo foi publicado na revista científica Biophysical Journal. 

Eles afirmam que quanto maior o nível de umidade no ar inalado, mais hidratado fica o trato respiratório. A ação remove a limpeza do muco e incentiva o sistema imunológico a produzir proteínas que agem contra vários vírus.

“Altos níveis de umidade já mostraram ser responsáveis por mitigar a severidade da gripe, e podem ter relação com a severidade da Covid-19 usando o mesmo mecanismo”, explica Adriaan Bax, o cientista responsável pelo levantamento, ao site EurekAlert. 

O estudo contou com a testagem de máscaras N95, cirúrgicas com três camadas, de poliéster e algodão e algodão grosso. As medidas foram feitas em várias temperaturas. As máscaras de algodão grosso foram as melhores durante a pesquisa. No entanto, não houve detalhamento sobre qual tipo de máscara filtra as partículas do vírus. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.