Tecnologia

Uneb promove o maior evento de robótica da América Latina

O 'Robótica 2023' reúne instituições de toda a América Latina para exibir experimentos e competir em desafios de robótica

Por Da Redação
Ás

Uneb promove o maior evento de robótica da América Latina

Foto: Divulgação

O Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (ACSO) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) está liderando a organização e participação no 'Robótica 2023', o maior evento de robótica da América Latina. O encontro, que acontece deste sábado 7 até a próxima quinta-feira, 12 de outubro, no Centro de Convenções, Boca do Rio, Salvador, tem como objetivo unir as principais universidades e escolas da região para exibir experimentos, robôs e inteligência artificial (IA) ao público local.

Além de promover a disseminação científica, o evento também abrigará competições de robôs inteligentes, onde equipes demonstrarão suas habilidades em diversos desafios. "É um evento de divulgação científica para os jovens estudantes conhecerem o trabalho que está sendo desenvolvido na área da robótica", destaca Marco Simões, coordenador do evento.

Estima-se que cerca de duas mil pessoas, desde estudantes do ensino fundamental até pesquisadores, participarão dos cinco dias de atividades da Robótica 2023. A programação inclui palestras, workshops, exposições e competições de robôs, contando com a presença de pesquisadores e equipes de robótica da Europa e Ásia.

A Universidade Estadual da Bahia, além de ser a principal organizadora do evento, também competirá com seus pesquisadores e estudantes em quatro desafios da Competição Brasileira de Robótica (CBR). A Uneb é a única universidade de Salvador a disputar as competições ao lado das maiores instituições do país e do mundo na área.

O Robótica 2023 é realizado em parceria com a prefeitura municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT), e conta com o apoio do governo do Estado da Bahia, além de diversas instituições de ensino do Brasil. O evento tem o patrocínio de empresas como Petrobras, Infineon e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.