Michel Telles

União Europeia e Interfel trazem de volta maçãs francesas ao Brasil!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

União Europeia e Interfel trazem de volta maçãs francesas ao Brasil!

Foto: Divulgação Assessoria

Depois do sucesso de edições anteriores, está de volta em novembro uma grande campanha europeia de promoção da maçã francesa a ser realizada no Brasil, sob a iniciativa da Interfel – Interprofissional de Frutas e Legumes Frescos, organismo nacional francês, e da União Europeia. Intitulada “A Europa nunca é verde demais. Maçãs da França, boas para a terra, boas para você” visa a impulsionar o consumo da fruta e aumentar a notoriedade e atratividade das maçãs francesas junto ao consumidor e ao mercado, destacando o savoir-faire francês e a versatilidade dessa fruta, sua qualidade e seu sabor requintado, através da educação sobre os tipos e qualidades das maçãs, bem como sobre as práticas de cultivo responsável deste país europeu.
 
A iniciativa engloba ações com trade e consumidor final, com degustações nos principais pontos de venda de São Paulo trazendo uma ótima oportunidade de incentivo ao consumo, já que as maçãs francesas acenam com forte potencial para o mercado local: são desde variedades já adaptadas ao paladar dos brasileiros, como outras que trazem novidades em termos de sabor e textura. Uma das ativações mais esperadas são as charmosas bicicletas estacionadas em pontos estratégicos da cidade, onde consumidores e passantes poderão provar e dar aquela mordida tentadora.
 
 
O Brasil mantém uma boa relação comercial com a União Europeia e com a França no mercado de maçãs, com mais de 833 toneladas importadas em 2022. Graças a isso, o país oferece aos consumidores uma ampla e variada seleção deste delicioso produto. A colaboração bilateral entre esses países permitiu que, em 2022/23, as importações de maçãs francesas chegassem a €920 mil, de acordo com dados do Alfândega francesa.

Os diferentes tipos de microclimas e terroirs franceses permitem uma produção abundante, qualitativa e diversificada. São muitas variedades entre as quais se destacam a Gala, Granny Smith, Golden, a Rouge, a bio Juliet,  entre outras, todas com aparências, sabores e texturas que atestam a diversidade dos solos franceses.  Algumas dessas variedades já estão presentes no mercado brasileiro como a Gala, a Fuji ou a Golden, mas ainda existem muitas a descobrir.

Maçãs de Qualidade em Crescimento em Todos os Segmentos 
 
A safra de maçãs francesas de 2023, com um total de 1,5 milhão de toneladas em produção, registra um aumento de 8% em comparação ao ano anterior e 10% em relação à média trienal. Esses índices de crescimento marcam para a França o retorno ao pleno potencial de produção após 3 anos afetados por incidentes climáticos. A isso se soma a destacada qualidade das frutas, pois durante este ano não foram registrados incidentes climáticos significativos que afetassem as colheitas. Portanto, os consumidores desfrutarão de maçãs doces, de tamanho ideal, textura crocante e sabor excepcional. Além disso, as maçãs são colhidas sob práticas responsáveis com o meio ambiente, garantindo um menor impacto na natureza.
 
As principais variedades francesas de maçãs que chegarão ao Brasil com esta campanha são a Gala, que mostra uma recuperação com 279.000 toneladas, a Granny Smith que se mantém estável com 139.000 toneladas, a Golden, que atingiu uma produção de 358.000 toneladas, a Rouge que mostra um crescimento com 36.000 toneladas na colheita, e a bio Juliet, entre outras. Todas elas mostram a diversidade e a qualidade da oferta.
 
Enquanto a colheita europeia foi anunciada em apenas 11,0 milhões de toneladas, a dinâmica francesa, apesar de todas as dificuldades de produção, demonstra a capacidade dos fruticultores franceses de manter sua posição para responder a todos os segmentos de mercado (processamento, exportação, frescor) e às expectativas gustativas dos consumidores."Os fruticultores estão empenhados durante todo o ano para oferecer maçãs de qualidade produzidas em conformidade com as especificações dos Pomares EcoResponsáveis, um selo reconhecido pelos consumidores. A colheita de 2023 mostrou-se bela e promissora, e deve satisfazer as expectativas em termos de qualidade e quantidade", comenta Daniel Sauvaitre, presidente da ANPP (Associação Nacional de Maçãs Peras francesas).
 
A União Europeia e Interfel, através desta campanha, demonstram seu compromisso em oferecer aos brasileiros frutas de alta qualidade e promover o conhecimento completo sobre a diversidade deste produto.

Sobre a Interfel
A campanha "A Europa nunca é verde demais. Maçãs da França, boas para a terra, boas para você" é uma iniciativa da União Europeia e Interfel (Interprofissional de Frutas e Vegetais Franceses). Criada em 1976, a Interfel reúne um conjunto de atividades e profissionais dos setores arborícola, frutífero e hortícola. Seu objetivo é promover um consumo mais inteligente de frutas e vegetais franceses no mundo, apoiando-se em sua grande diversidade e sazonalidade. Outra de suas prioridades é desenvolver os mercados para melhor adaptar a oferta de frutas e verduras, bem como facilitar as relações entre profissionais e consumidores no mundo. Esta organização representa 75.000 empresas, ou seja, 450.000 empregos diretos, incluindo 336.902 trabalhadores sazonais.                                                          

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.