Coronavírus

União Europeia entre na justiça contra AstraZeneca por atraso na entrega das vacinas

Em nota, farmacêutica promete "se defender firmemente no tribunal"

Por Da Redação
Ás

União Europeia entre na justiça contra AstraZeneca por atraso na entrega das vacinas

Foto: Reprodução/Notícias ao Minuto

A União Europeia (UE) anunciou nesta segunda-feira (26) a abertura de uma ação contra a AstraZeneca, em meio aos sucessivos atrasos da farmacêutica anglo-sueca na entrega de vacinas contra o coronavírus. A informação foi revelada no Twitter pela comissária do bloco para saúde e alimentos, Stella Kyriakides.

"Nossa prioridade é garantir que as entregas das vacinas contra a covid-19 aconteçam para proteger a saúde da UE. Por isso a Comissão Europeia decidiu, junto aos Estados membros, iniciar procedimentos legais contra a AstraZeneca", escreveu. 

A Comissão vinha sendo pressionada pela maior parte dos estados-membros a acionar a AstraZeneca na Justiça por causa dos recorrentes atrasos da multinacional nas entregas de vacinas. A companhia farmacêutica começou a distribuir o imunizante no bloco em janeiro, mas nunca conseguiu cumprir o cronograma de entregas.

O contrato prevê o fornecimento de até 400 milhões de doses à UE em 2021, sendo que 120 milhões estavam programadas para o primeiro trimestre, mas, até o momento, foram entregues apenas 31,2 milhões, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças.

"Nossa prioridade é garantir as entregas de vacinas contra a Covid-19 para proteger a saúde da União Europeia. É por isso que a Comissão Europeia, juntamente com todos os Estados-membros, decidiu instaurar ações judiciais contra a AstraZeneca", apontou Kyriakides.

Como resposta, a multinacional divulgou um comunicado afirmando que "lamenta" a decisão da Comissão Europeia e prometendo "se defender firmemente no tribunal". "Após um ano sem precedentes, nossa empresa está para fornecer quase 50 milhões de doses aos países da UE até o fim de abril, em linha com nossas previsões", diz a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.