União Europeia faz reunião de emergência após ameaças de Trump

Presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu resposta conjunta do bloco

Por Da Redação
Às

União Europeia faz reunião de emergência após ameaças de Trump

Foto: Reprodução/Pixabay

O Comitê dos Representantes Permanentes dos Estados-membros da União Europeia foi convocado para uma reunião extraordinária na tarde deste domingo (18) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a possibilidade de impor tarifas sobre mercadorias de países europeus que se opõem à compra da Groenlândia.

A medida atingiria diretamente seis países da União Europeia: Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Países Baixos e Finlândia, além de Noruega e Reino Unido.

Diante do anúncio, o presidente francês, Emmanuel Macron, reagiu prometendo uma resposta conjunta do bloco.

“Os europeus responderão de forma unida e coordenada, caso essas tarifas se confirmem. Saberemos fazer respeitar a soberania europeia. Nenhuma intimidação ou ameaça poderá nos influenciar, seja na Ucrânia, na Groenlândia ou em qualquer outra parte do mundo”, escreveu Macron na rede social X (antigo Twitter).

LEIA MAIS

Dinamarca e Groenlândia se reúnem com vice-presidente dos Estados Unidos
Alemanha, Suécia e Noruega anunciam envio de tropas à Groenlândia

Nos últimos dias, França, Suécia, Alemanha, Noruega, Países Baixos, Finlândia, Eslovênia e Reino Unido enviaram efetivos militares à Groenlândia para uma missão de reconhecimento no âmbito do exercício dinamarquês Arctic Endurance.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário