União Europeia padroniza carregadores de celular com entrada USB-C
Fabricantes terão que adotar padrão até o outono de 2024
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Uma nova lei aprovada nesta semana pela União Europeia (UE) estabelece que todos os smartphones e tablets tenham um modelo padrão de carregador. Agora, a Apple e outros fabricantes serão obrigados a adotar USB-C como parte de um único padrão de carregamento para dispositivos móveis em toda a União Europeia até o outono de 2024.
A legislação visa reduzir o lixo eletrônico e eliminar a “confusão de cabos”, disse Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia. De acordo com comunicado, “telefones celulares, tablets, e-readers, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido e headsets, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis por meio de um cabo com fio terão que ser equipados com USB-C, independentemente de sua fabricação”.
As próximas regras se aplicarão aos novos eletrônicos de pequeno e médio porte vendidos na UE. Carregadores que suportam carregamento rápido também serão obrigados a adotar as mesmas velocidades de carregamento. A medida não afeta as tecnologias de carregamento sem fio, e os consumidores teriam que comprar um dispositivo sem um carregador incluído, se assim o desejarem.