Saúde

Martagão Gesteira realiza o primeiro transplante de medula óssea

Crianças e jovens serão os beneficiados

Ás

Martagão Gesteira realiza o primeiro transplante de medula óssea

Foto: Divulgação

O Hospital Martagão Gesteira realizará ainda este ano o primeiro transplante de medula óssea em crianças e jovens na faixa etária de 0 a 14 anos pela rede pública na Bahia.  A unidade de saúde, que é referência em atendimentos pediátricos no estado, está finalizando a implantação do novo serviço. A Portaria Nº 1.100 do Ministério da Saúde que autoriza o transplante já foi publicada nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União. 

Outras unidades de saúde já realizam o implante de medula óssea, mas somente em casos a partir dos 14 anos. Abaixo dessa idade, os pacientes precisam se deslocar para outros estados para realizar o tratamento. O serviço do Martagão abrangerá a faixa etária de 0 a 18 anos. Inicialmente, o Martagão está autorizado a realizar um dos três tipos de transplante de medula óssea: o autólogo, quando células da medula óssea do próprio paciente são injetadas para fazer com que ela se regenere. A Portaria também autoriza transplante de rim.

Apoiadores

Para realizar o serviço, a unidade contou com a ajuda de apoiadores como a cantora Ivete Sangalo, as Voluntárias Sociais da Bahia e o recente McDia Feliz 2019, realizado no final de agosto. Os R$ 300 mil arrecadados com a venda de Big Macs nos restaurantes da rede McDonald’s em Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana serão aplicados na compra de insumos essenciais neste tipo de atendimento. A estrutura física já está pronta e o hospital tem capacidade para realização de pelo menos dois transplantes por mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário