• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Unidade oferece serviços de reabilitação para pessoas com deficiência no Subúrbio de Salvador
Bahia

Unidade oferece serviços de reabilitação para pessoas com deficiência no Subúrbio de Salvador

Em três anos, CER II já realizou mais de 105 mil procedimentos

Por Da Redação
Ás

Unidade oferece serviços de reabilitação para pessoas com deficiência no Subúrbio de Salvador

Foto: Divulgação

O Centro Especializado em Reabilitação de Coutos (CER II) completa três anos neste sábado (29). O equipamento, fiscalizado pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), já realizou mais de 105 mil procedimentos especializados e atendeu 45 mil pacientes de 22 bairros no Subúrbio Ferroviário de Salvador e de outras cidades que enfrentam dificuldades para acessar os serviços por falta de centros de atendimento na região. 

Além disso, o espaço também oferece atendimentos de reabilitação para as pessoas com deficiências física e intelectual, através de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar que atua por meio de Projeto Terapêutico Singular (PTS), propiciando melhor eficácia no tratamento.

Fazendo uma avaliação ampla desses três anos de funcionamento da unidade, o diretor da UPCD, Wagner Andrade, prevê a ampliação do atendimento no local para um novo público. Segundo ele, a unidade instalada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) contará em breve com serviços específicos para pessoas com deficiência auditiva. 

Assistido há dois anos pelo centro, Guilherme, de 8 anos, sempre se desloca do bairro de Narandiba com o pai Allan Apolinário, de 38 anos, para acompanhar as atividades. A criança possui Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o pai conta que o estímulo foi essencial para ele. “Se não fossem as terapias, ele estaria agoniado até hoje. Podia ser onde fosse, para mim o que importa é o bem-estar do meu filho e ele se desenvolve muito bem aqui", afirma Apolinário.

Para o gestor de Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Vinicius Aderne, o centro melhora a vida das pessoas mais carentes.  “Esta unidade no Subúrbio fez uma diferença enorme para as famílias, facilitando o acesso. É um equipamento que trouxe uma gama de serviços, que não existia na região, com grande receptividade da comunidade”, afirmou Aderne.

A unidade é especializada no atendimento de jovens com sequelas de traumas. Elas podem ser decorrentes de problemas como acidente vascular encefálico; lesão medular; amputação; traumatismo cranioencefálico; doenças neuromusculares; paralisia cerebral; síndromes genéticas, que comprometam o aparelho locomotor; mielomeningocele; malformações congênitas; paralisia infantil; e neuropatias.

Funcionamento 

O CER II integra a Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com capacidade para atender até 400 pacientes por mês. O acesso ao serviço acontece através do encaminhamento, realizado pelas unidades de saúde de Salvador e regiões pactuadas, rede hospitalar, Apae, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e demais serviços da rede socioassistencial. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário