Universidade de Oxford terá unidade no Rio de Janeiro em 2022
Essa será a primeira sede de pesquisa da universidade nas Américas

Foto: Reprodução/Twitter
A Universidade de Oxford vai abrir uma unidade no Rio de Janeiro. Essa será a primeira do prestigiado centro britânico nas Américas e terá como objetivos a produção de pesquisas, desenvolvimento de medicamentos e vacinas e, além disso, capacitação de pessoal. A unidade, prevista para ser inaugurada em 2022, é uma parceria do governo federal com a universidade.
No mês passado, durante visita realizada à sede da instituição, na Inglaterra, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou um documento para a instalação da sede no Brasil. Na ocasião, o ministro disse que o termo de compromisso “é um aceno para o futuro, para a formação de pesquisadores que poderão construir um sistema de saúde mais eficiente e mais sólido, com capacidade de atender aos brasileiros com uma qualidade cada vez maior”.
A direção da nova unidade ficará a cargo da pesquisadora e professora brasileira Sue Ann Clemens, responsável por trazer os estudos da vacina Oxford/AstraZeneca ao Brasil, e diretora do primeiro mestrado em vacinologia do mundo, na Universidade de Siena.