Universidade Estadual do Maranhão publica edital para revalidação de diploma de médicos
Processo atende a um modelo do Consórcio Nordeste
Foto: Reprodução
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) lançou edital nesta sexta-feira (8) para realizar o exame de revalidação de diploma de médicos brasileiros que se formaram no exterior, seguindo os moldes do modelo proposto pelo Consórcio Nordeste. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 13 de maio e é gratuita.
A revalidação não acontecerá através de provas, mas pela análise curricular, de relatório de atividades acadêmicas e pelo cumprimento de um período de internato complementar, sob supervisão da universidade.
No dia 28 de abril, a entidade que reúne os governadores da região criou a Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste (Brigada SUS|NE), um programa de contratação de médicos para atuar no combate ao coronavírus, que convocou universidades públicas para realizar editais de revalidação de diploma.
Segundo o edital, ficarão dispensados do internato complementar os médicos formados em instituições estrangeiras acreditadas por meio da avaliação do Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (Sistema Arcu-Sul), ou que tenham se formado tendo recebido bolsa concedida por agência governamental brasileira no prazo de seis anos, ou ainda diplomas obtidos por meio do Módulo Internacional no âmbito do Programa Universidade para Todos – Prouni.