Usando nariz de palhaço, enfermeiros protestam e cobram pagamento do piso salarial
Manifestação ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), em frente ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador
Foto: Reprodução/TV Bahia
Vestidos com jalecos e nariz de palhaço, enfermeiros fizeram uma manifestação para cobrar o pagamento do piso de enfermagem na manhã desta segunda-feira (18), em frente ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), Waldir Cerqueira, a verba é subsidiada pelo Governo Federal, mas, até o momento, não foi repassada para os profissionais.
A manifestação causou trânsito lento na região do HGE. A Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), informou, em nota, que o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), assim como todos os demais prestadores da rede direta estadual, receberam os recursos federais para o pagamento do piso de enfermagem.
Segunda a Sesab, a entidade já tinha sido notificada administrativamente para realizar o pagamento ao quadro de colaboradores da enfermagem. A secretaria informou ainda que mesmo com falta do pagamento, consideram "inoportuno e descabido" qualquer bloqueio ao fluxo de entrada de uma unidade hospitalar.
Na última terça-feira (15), um grupo de enfermeiros também se reuniu em frente ao Shopping da Bahia para protestar em prol do pagamento do piso salarial.