USFB é a unica universidade baiana a ter nota máxima na avaliação MEC
Ministério aponta que 43% das instituições públicas apresentam notas altas contra 21% das particulares
Foto: Reprodução/G1/TV Santa Cruz
Quatro em cada dez instituições públicas de ensino superior obtiveram as notas mais altas em uma avaliação federal de qualidade; já entre as privadas, 21% alcançaram esse patamar. Os dados sobre o desempenho das instituições de ensino superior foram divulgados nesta sexta-feira (23), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Entre as instituições baianas, apenas a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) alcançou a nota máxima na avaliação do ministério.
Foram avaliadas 2.070 instituições em todo o País. Os indicadores de qualidade são expressos pelo Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima e as notas 1 e 2 consideradas "insuficientes". Entre as 245 universidades públicas avaliadas, 107 (44%) alcançaram as notas 4 e 5 no IGC, as mais altas.
Já entre as 1.821 instituições particulares de ensino avaliadas, 386 chegaram aos índices 4 e 5, o que corresponde a 21% dos cursos desse tipo avaliados. Só 28 das particulares alcançaram a nota máxima. As instituições públicas federais são as que têm o melhor desempenho, sendo que quase 71% das instituições de ensino superior desse tipo estão nas faixas 4 e 5.
Em termos relativos, os Estados de Espírito Santo, Rio e Rio Grande do Norte tiveram os melhores resultados no IGC 2019. Eles obtiveram 9,2%, 6,7% e 4,2% de suas instituições, respectivamente, com nota 5. Já o Rio Grande do Sul, o Ceará e o Distrito Federal tiveram o maior número proporcional de instituições com IGC 4.