Brasil

Usina de Itaipu para de funcionar e deixa 70% dos usuários às escuras

Segundo ANDE houve um distúrbio no sistema elétrico

Por Da Redação
Ás

Usina de Itaipu para de funcionar e deixa 70% dos usuários às escuras

Foto: Reprodução/ Rubens Fraulini / Itaipu Binacional

Cerca de 70% dos usuários da Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (ANDE), ficaram às escuras neste sábado (28), devido uma falha em uma linha de transmissão proveniente da hidrelétrica de Itaipú. 

Pelo Twitter, a ANDE informou que às 10h (horário local e de Brasília), foi registrado um “distúrbio no sistema elétrico, que afetou o fornecimento para várias localidades”. O gerente-técnico do órgão, Miguel Báez, afirmou à emissora local de televisão C9N que se tratou de um “evento” registrado pelo sistema elétrico e que ativou, por sua vez, o mecanismo de proteção.

O representante da ANDE explicou que, devido ao sistema de proteção, ficou fora de serviço a linha aérea de transmissão de 500kV, que vai desde a represa de Itaipú até a cidade de Villa Hayes, na região central do Paraguai. Também acabou sendo afetada uma segunda linha de transmissão de 500kv, entre a localidade de Ayolas, na província de Misiones, no sul; e Villa Hayes. Segundo Báez, “70% dos  usuários da ANDE foram afetados pelo evento”.

A normalização do serviço levou de 15 minutos a pouco mais de uma hora, dependendo da região, completou o gerente-técnico. O especialista, contudo, negou “taxativamente”, à emissora de televisão Telefuturo, que o incidente estava relacionado uma sobrecarga do sistema. A hidrelétrica de Itaipú cobre cerca de 85% da demanda energética do Paraguai e cerca de 12% do Brasil, e é a segunda do mundo em tamanho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.