• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, atinge 100% da capacidade após 13 anos
Bahia

Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, atinge 100% da capacidade após 13 anos

Desde de 2019, o reservatório não alcançava essa marca

Por Da Redação
Ás

Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, atinge 100% da capacidade após 13 anos

Foto: Divulgação/Carlos José de Souza

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou nesta sexta-feira (1°), em nota, que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, atingiu 100% da capacidade (34,1 bilhões de metros cúbicos). Desde de 2019, há treze anos, o reservatório não alcançava essa marca.  Especialistas projetam redução no preço da conta de luz após elevação dos níveis dos reservatórios no Brasil.  

“Desde o início do período úmido na bacia do Velho Chico, com fortes chuvas no alto São Francisco, o que se viu foi o aumento gradativo do volume d’água no rio e o acúmulo devidamente monitorado e controlado através das vazões nos reservatórios da Chesf”, explicou o diretor de Operação, João Henrique Franklin. Segundo ele, esse cenário pluviométrico levou o maior reservatório do Nordeste à totalidade de sua capacidade, vertendo uma vazão de saída, atualmente, de 3.000 metros cúbicos por segundo (m³/s), que será mantida até nova avaliação.

“A partir de agora, com os reservatórios cheios, teremos um cenário de segurança hídrica para o período seco, garantindo o atendimento à geração de energia e aos demais usos múltiplos da água na Bacia do São Francisco”, garantiu o diretor.

Desde janeiro, com a incidência forte de chuvas na bacia, por mais de 50 dias, a Chesf manteve a vazão em 4.000 m³/s. A redução para o atual patamar tem o objetivo de recuperar o nível do reservatório da Usina Luiz Gonzaga-PE. Na semana passada, a Companhia começou a redução do vertimento das cascatas do Velho Chico, iniciando um período em que toda a vazão praticada nos reservatórios será exclusivamente turbinada para geração, conforme necessidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.