Uso de 'figurinhas' do Instagram sobre o Ramadã gera polêmica

Figurinhas fazem referência ao mês sagrado do Islã

Por Da Redação
Ás

Uso de 'figurinhas' do Instagram sobre o Ramadã gera polêmica

Foto: Reprodução

O Instagram lançou três figurinhas temáticas para os stories sobre o Ramadã, mês sagrado de jejum e oração para os muçulmanos que, neste ano, começou na última  terça-feira (13), e terminará em 12 de maio. Embora as figurinhas representarem símbolos da religião, alguns usuários aplicaram as ilustrações em postagens que não tinham nenhuma relação com o islamismo, o que causou polêmica na rede social. 

Alguns usuários disseram que houve um desrespeito e insensibilidade por parte de quem usou esses stickers em fotos no Instagram sem conexão com o Ramadã, que é o nono mês do calendário islâmico. Como os muçulmanos acreditam que parte dos versos do Corão foram revelados ao profeta Maomé nesse período, a religião trata o Ramadã como o mês mais sagrado. Durante 30 dias, os muçulmanos reforçam as orações, intensificam a leitura do Corão e praticam jejum do nascer ao pôr do sol. Com isso, os praticantes do Islã acreditam que o sacrifício reforça a proximidade com Deus e fortalece o espírito.

As ilustrações são de autoria da artista Hala AlAbbasi, do Bahrein. Segundo o Instagram, a intenção dela era que as figurinhas “fossem usadas ao longo do Ramadã para marcar momentos de celebração, de saudações a suhoors e iftars [refeições especiais do período], e toda forma de celebrar a festividade". Não há nenhuma informação que afirme que as figurinhas são exclusivas para os muçulmanos.

Figurinhas

Lua crescente e estrela: Apesar de amplamente usado no mundo islâmico, inclusive em bandeiras de países com maioria muçulmana, os religiosos evitam dizer que o ícone seja um símbolo oficial da religião.

Mesquita: Desenhada pela artista com minaretes, é o templo onde os muçulmanos fazem as orações e encontros religiosos.

Prato com tâmaras e chá: Ricas em açúcar e comuns no Oriente Médio, tâmaras costumam ser consumidas nos horários possíveis do Ramadã para evitar a queda nos níveis de glicose durante o jejum prolongado.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.