Uso de maquiagem com máscara pode causar danos a pele
Esteticista Carol Pinheiro dá dicas para a mulher manter os cuidados com a beleza sem deixar de lado a proteção contra a covid-19
Foto: Divulgação
O uso de máscara associado a maquiagem pode causar desidratação e obstrução dos poros da pele, favorecendo o aparecimento de acnes, cravos e outras doenças de pele.
O alerta é da esteticista Carol Pinheiro, que descreve como a mulher pode manter a pele saudável sem deixar de lado a proteção contra a covid-19 e os cuidados com a beleza.
“O recomendado é usar a máscara com a pele limpa, sem maquiagem. Mas como alternativa, sugere - se usar produtos leves, sem cor de base e de fácil absorção”, explica a especialista.
A maquiagem pode agravar as condições causadas pelo uso da máscara, que, por causa do abafamento, pode deixar a pele mais úmida e quente, criando um ambiente propício para a desenvolvimento de bactérias.
“Essa mistura acaba alterando a microbiota natural da nossa pele e abre espaço para a acne aparecer. Além disso, a pele fica mais oleosa e influencia no aparecimento de espinhas e cravos indesejados”, afirma Carol Pinheiro.
Limpeza adequada
Em tempos de pandemia, a máscara é algo indispensável e deve ser usada todos os dias, mas a esteticista orienta que ao chegar em casa, é necessário higienizar as mãos e retirar a máscara pelas laterais. Em seguida, lavar o rosto com água e sabonete, retirando qualquer resíduo de maquiagem.
“Fazer uma limpeza de pele profunda a cada 30 dias, usar produtos específicos e sempre realizar a higienização correta da máscara de pano ou usar uma máscara descartável são hábitos importantes para manter a pele saudável”, ressalta.