Uso de vitamina D pode reduzir risco de infarto em idosos, revela estudo
Pesquisadores australianos analisaram um grupo de 21,3 mil pessoas

Foto: Reprodução/Pixabay
Um estudo publicado no periódico científico The BMJ revela que idosos que tomam vitamina D têm um risco reduzido de desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo infarto, em comparação àqueles que não utilizam o suplemento. Pesquisadores australianos analisaram um grupo de 21,3 mil pessoas com idades entre 60 e 84 anos, no período de 2014 a 2020.
Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu uma dose mensal de 60.000 UI de vitamina D, enquanto o segundo recebeu placebo. Nenhum dos participantes tinha conhecimento sobre o que estava tomando. Durante o período do estudo, 1.336 participantes sofreram algum evento cardiovascular importante, sendo que 6,6% pertenciam ao grupo placebo e 6% ao grupo que tomava vitamina D.
Os pesquisadores também observaram que a taxa de eventos cardiovasculares significativos foi 9% menor no grupo que tomava vitamina D em comparação com o grupo placebo. Além disso, a taxa de ocorrência de infarto foi 19% menor entre aqueles que faziam a suplementação. Os autores do estudo destacam que, apesar da pequena diferença de risco entre os grupos, este foi o maior estudo já publicado sobre a relação entre vitamina D e eventos cardiovasculares.