Uso emergencial da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 é aprovado na União Europeia
Decisão é da Agência Europeia de Medicamentos (EMA)
Foto: Cléber Júnior
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) aprovou nesta sexta-feira (29), a recomendação do uso emergencial da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, em 27 países da União Europeia (UE). O imunizante, chamado de Covishield, é válido para adultos a partir de 18 anos. Trata-se do terceiro imunizante aprovado pela reguladora do bloco europeu, que já havia liberado as fórmulas da Pfizer/BioNTech e da Moderna. A autorização, agora, depende da formalização burocrática da Comissão Europeia, o órgão executivo da UE.
De acordo com a EMA, não houve ponderações em relação à aplicação da vacina AstraZeneca em idosos com mais de 65 anos. A EMA afirmou que embora não haja resultados suficientes de voluntários "acima de 55 anos", contemplando um arco etário maior do que a comissão alemã, a proteção deste grupo é esperada "por conta da resposta imune observada" nos participantes desta faixa etária e pela experiência com outros imunizantes
Segundo comunicado divulgado pela reguladora europeia, a recomendação foi concedida por consenso. "Com essa terceira aprovação, expandimos o arsenal de vacinas disponíveis para os Estados-membros da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu para combater a pandemia e proteger seus cidadãos", disse o diretor-executivo da EMA no mesmo comunicado. "Como nos casos anteriores, o Comitê dos Medicamentos de Uso Humano da EMA avaliou rigorosamente esta vacina, e a base científica do nosso trabalho reforça nosso compromisso de proteger a saúde dos cidadãos da UE".