USP é a melhor universidade brasileira, segundo ranking internacional
Universidade Federal da Bahia ocupa o 18º lugar entre as brasileiras
Foto: Reprodução
A revista britânica Times Higher Education (THE) publicou uma lista do ranking internacional de melhores universidades e o Brasil passou a ocupar a sexta colocação de país com maior número de instituições melhor avaliadas.
O Brasil está à frente da Espanha, Itália e Alemanha, com 52 instituições (seis a mais que 2019), e a Universidade de São Paulo (USP) é a instituição nacional com a melhor posição. A USP subiu no ranking e está na faixa das 201-250 melhores instituições (após o 200º lugar, as universidades são classificadas em faixas). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece como segunda melhor brasileira, na faixa entre 401-500.
No ranking anterior, o País contava com 46 universidades no ranking e agora passa a ter 52. Entram para a lista: Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal de Uberlândia.
Dentre as 52 melhores universidades brasileiras estão a Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 18º lugar e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Bahia, que ocupa a 50º no ranking.
Para realizar a pesquisa, a THE considera o número de citações de pesquisa, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização.