Usuários de todo o país podem consultar linhas pré-pagas pelo CPF
Pedido de cancelamento feito pelo consumidor deverá ser atendido em até 24 horas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A partir desta quarta-feira (22), os usuários de todo país podem consultar as linhas pré-pagas e verificar a possibilidade de cadastros indevidos. A consulta é feita por meio do CPF em um site disponibilizado pelas empresas de telecomunicação brasileiras disponibilizaram, em parceria com a Anatel.
A consulta vale para os celulares das prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai possibilitar ao consumidor verificar a linha pré-paga em seu nome. Caso contrário o usuário pede o cancelamento.
O pedido de cancelamento feito pelo consumidor deverá ser atendido em até 24 horas, caso a solicitação seja executada por meio de atendente, e até 48 horas se solicitada automaticamente (no call center ou portal da prestadora, sem a intervenção humana).
A Anatel diz ainda que o serviço não traz informações para quem possui linhas de celular pós-pagas. A página também disponibiliza orientações para quem identificar a existência de linhas cadastradas indevidamente no nome do cliente. Neste caso, o consumidor deverá entrar em contato com a operadora para correção das informações.