Vacina da AstraZeneca pode ser adequada contra variante brasileira, diz Reuters
4 milhões de doses da vacina importadas da Índia estão sendo aplicadas no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde
Foto: Reprodução
De acordo com dados preliminares de um estudo feito pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca, a vacina contra Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica com a universidade britânica induz resposta adequada contra a variante brasileira do coronavírus. A informação divulgada pela Reuters, nesta sexta-feira (5).
Segundo uma fonte da Reuters, os dados do estudo, realizado após envio de amostras pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicam, até o momento, que não será necessário fazer adaptações à vacina para que ela proteja contra a variante brasileira (P1) e que tem se mostrado mais transmissível que cepas anteriores do coronavírus.
A variante do coronavírus descoberta inicialmente em Manaus vem sendo apontada como um dos possíveis fatores que levaram ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 no Brasil. A doença já matou mais de 260 mil pessoas no país.
Em parceria com a AstraZeneca, a Fiocruz se prepara para o envase e futura produção integral da vacina contra Covid-19 no Brasil, e é a maior aposta do governo Bolsonaro. Até o momento, 4 milhões de doses da vacina importadas prontas da Índia estão sendo aplicadas no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.