Vacina da Butantan será testada em voluntários de município de Minas Gerais
Dimas Covas anunciou que acordo aconteceu por meio de solicitação da cidade

Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (25), que a vacina ButanVac, produzida pelo Instituto Butantan, começará a ser testada na população não imunizada de Guaxupé, em Minas Gerais, a partir de setembro. O presidente do Butantan, Dimas Covas, afirmou que acordo partiu de uma solicitação do próprio município.
O Instituto Butantan tem 5.400 voluntários para os testes clínicos do imunizante ButanVac, em que pessoas de Guaxupé serão incluídas. Segundo Dimas Covas, foi levado em consideração à "diferença da situação epidemiológica" do município para decisão.
"O Instituto Butantan firmou parceria para que moradores da cidade mineira façam parte dos 5400 voluntários para a testagem da vacina ButanVac, iniciada no dia 9 de julho”, disse Doria em coletiva.
Os testes serão divididos em duas fases. Na primeira, devem participar as pessoas não vacinadas e que não tiveram contato com o vírus da Covid-19. Já na segunda etapa, poderão colaborar todos com 18 anos ou mais, independente se já tenham sido imunizados ou se infectado.
A partir de sexta-feira (27), equipes do Butantan chegam na cidade para avaliar a incidência do vírus e a variante dominante no local.
"Espero que dê frutos a velocidade do estudo da ButanVac. Com esses dados, podemos concluir até novembro deste ano o estudo e submetê-lo à Anvisa", disse Dimas Covas.


