Vacina produzida nos EUA contra a Covid-19 gera resposta imunológica em todos os participantes
Resultado foi publicado na revista The New England Journal of Medicine
Foto: Divulgação
A vacina produzida pela empresa de biotecnologia dos Estados Unidos, Moderna, obteve uma resposta imunológica em todos os 45 participantes do primeiro teste em humanos. As informações são da Folha de São Paulo.
O resultado foi publicado na revista científica The New England Journal of Medicine. Segundo o artigo, anticorpos neutralizantes do Sars-Cov-2 foram detectados por dois métodos em todas as pessoas imunizadas. Batizada de mRNA-1273, a vacina produzida usa pedaços do RNA do vírus para estimular uma resposta imunológica no corpo infectado.
O estudo aplicou o imunizante em pessoas que tinham entre 18 e 55 anos de idade. Foram administradas duas doses com um intervalo de 28 dias entre cada uma. Dentre os efeitos colaterais, foram relatadas dor de cabeça e fadiga moderadas por mais da metade dos participantes da pesquisa. O trabalho foi conduzido pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, braço do grupo de Institutos Nacionais de Saúde (NIH).
De acordo com os resultados, a Moderna afirma que já é possível começar um estudo clínico maior, de fase 3, com cerca de 30 mil participantes, que pode começar no dia 27 de julho. A empresa revela ainda que pretende produzir de 500 milhões a 1 bilhão de doses da vacina por ano.