Vacinas contra a Covid evitaram quase 20 milhões de mortes em um ano, diz estudo

Pesquisa da revista Lancet Infectious Diseases foi divulgada na quinta-feira (23)

Por Da Redação
Ás

Vacinas contra a Covid evitaram quase 20 milhões de mortes em um ano, diz estudo

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Um estudo publicado pela revista Lancet Infectious Diseases, na quinta-feira (23), mostra que as vacinas contra a Covid-19 reduziram o número potencial de mortes globais pela doença em mais da metade no ano seguinte ao início das campanhas de vacinação. No primeiro ano de imunização, foram evitadas em todo mundo cerca de 19,8 milhões de mortes de um potencial de 31,4 milhões de mortes.

Os dados foram baseados no excesso de mortalidade de 185 países e territórios. Que é definido como a diferença entre os números observados de mortes em período específico e os esperados de perdas de vidas no mesmo período.

O levantamento estima que se a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar 40% da população em cada país até o final de 2021, tivesse sido atingida mais de 599.300 vidas poderiam ter sido salvas. 

Para o principal autor do estudo, Oliver Watson, os dados trazem uma avaliação mais completa do impacto da vacinação no mundo.  “Das quase 20 milhões de mortes que se estima terem sido evitadas no primeiro ano após a introdução das vacinas, quase 7,5 milhões foram evitadas em países cobertos pela iniciativa de acesso à vacina Covax”, afirmou. 

A OMS tem defendido desde o início das campanhas de imunização a distribuição das doses como condição importante para o enfrentamento da pandemia.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.