Vagas de estágio crescem 28,9% no 1º trimestre deste ano
Levantamento mostra que ofertas aumentaram em relação aos últimos meses de 2020

Foto: Reprodução/CIEE
Foi celebrado nesse sábado (24), o Dia Internacional do Jovem Trabalhador e, conforme o relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,8 milhões de pessoas entre 14 e 24 anos estão desempregados. Mas, apesar do número alto, no mercado de trabalho para essa faixa etária, o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) afirma que cresceu a oferta de oportunidades de estágio e aprendizagem no 1º trimestre de 2021 em comparação aos últimos meses de 2020.
"A retomada da abertura de oportunidades ainda é lenta, mas tem sido constante. No início deste ano, alcançamos os maiores patamares de vagas abertas, tanto de estágio como de aprendizagem, mas ainda estamos longe dos níveis pré-pandemia", destacou Marcelo Gallo, superintendente Nacional de Operações do CIEE, em entrevista ao Portal R7.
Segundo levantamento da instituição, o número de vagas abertas cresceu 28,9% no 1º trimestre de 2021, se comparado aos últimos três meses de 2020. No entanto, o número ainda é baixo em relação ao 1º trimestre de 2020. O estágio segue como o programa mais afetado e apresentou retração de 34,1% no comparativo com os primeiros meses de 2020. Já a aprendizagem registrou crescimento de 3,9%.
De acordo com Marcelo Gallo, o crescimento poderia ser maior. “A criação de oportunidades é um reflexo direto da economia, e tivemos o impacto do fechamento do comércio no primeiro trimestre dado o agravamento da pandemia", afirma o executivo, que projeta o crescimento gradual do número de vagas ao longo do ano.