• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Valdecy Urquiza será o primeiro brasileiro a assumir o cargo de secretário-geral da Interpol

Valdecy Urquiza será o primeiro brasileiro a assumir o cargo de secretário-geral da Interpol

Urquiza trará foco no combate ao crime global ao abuso de crianças pela internet

Por Da Redação
Ás

Valdecy Urquiza será o primeiro brasileiro a assumir o cargo de secretário-geral da Interpol

Foto: Reprodução/Instagram/@policiafederal

O maranhense Valdecy Urquiza, de 43 anos, está prestes a entrar para a história ao ser confirmado como secretário-geral da Interpol, a maior organização policial do mundo, que atualmente conta com 196 membros. Ele será o primeiro brasileiro e o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a ocupar o cargo mais alto da instituição.

Nascido em São Luís, Urquiza é formado em Direito em Fortaleza e ingressou na Polícia Federal em 2004. Sua carreira na corporação começou na delegacia de crimes ambientais em São Luís. Em 2015, assumiu o escritório nacional da Interpol no Brasil, e, em 2018, foi transferido para a sede da organização na França, onde atuou como diretor-adjunto para comunidades vulneráveis e diretor de combate ao crime organizado.

Urquiza foi indicado pelo Comitê Executivo da Interpol e deve assumir o cargo em novembro. Ele destaca que suas prioridades à frente da organização serão o combate ao abuso infantil online e a introdução de novas tecnologias de combate ao crime em países em desenvolvimento. "A exploração sexual de crianças através da internet exige uma resposta global", afirmou.

Além de sua experiência na PF, Urquiza acredita que a eficiência e o comprometimento da corporação brasileira serão diferenciais em sua gestão na Interpol. "A Polícia Federal consegue alcançar muito com poucos recursos. É um nível de eficiência acima da média", disse.

Urquiza, que é casado e pai de dois filhos, mudará com a família para Lyon, na França, onde está localizada a sede da Interpol.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário