Vale resgata 33 dos 39 trabalhadores em mina no Canadá
Demais funcionários ainda são retirados, de acordo com comunicado divulgado pela companhia
Foto: Reprodução/TV Globo
A mineradora Vale informou que 33 dos 39 trabalhadores que estavam presos em uma mina subterrânea em Sudbury, no Canadá, foram resgatados na manhã desta terça-feira (28).
Os demais funcionários estão sendo retirados. No último domingo (26), 39 funcionários ficaram presos a cerca de 1.200 metros de profundidade na mina Totten, em Sudbury, após uma pá escavadeira atingir o elevador que levaria os trabalhadores à superfície.
De acordo com a Vale, os trabalhadores estavam na mina no momento do incidente e imediatamente dirigiram-se às estações de refúgio como parte do procedimento padrão. No momento, a expectativa é que os seis profissionais restantes sejam resgatados ainda nesta terça-feira. Em nota, a Vale informou que os funcionários já resgatados passam bem.
Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten produziu 3.600 toneladas de níquel. A produção na mina está temporariamente suspensa e a Vale avalia as medidas necessárias para retomada dos trabalhos. Mais cedo, o United Steelworkers, sindicato que representa parte dos mineiros, informou que nenhum dos 39 trabalhadores se feriu e que parte deles já está voltando para casa.