• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vale tem mais de 20 autuações emitidas pela ANM após inconsistência em relatórios
Brasil

Vale tem mais de 20 autuações emitidas pela ANM após inconsistência em relatórios

O documento será encaminhado para a PF, TCU E MPF

Por Da Redação
Ás

Vale tem mais de 20 autuações emitidas pela ANM após inconsistência em relatórios

Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros

A empresa Vale, responsável pelo rompimento da barragem de Brumadinho (MG) em janeiro deste ano e que deixou 249 mortos, teve 24 autuações emitidas pela Agência Nacional de Mineração (AMN) após divulgação do relatório técnico final. O documento foi divulgado nesta terça (5).

Segundo o relatório, foram apontadas cinco inconsistências nos depoimentos prestados pela empresa durante o ano de 2018 e a situação do local, analisada pela própria Vale após o rompimento da barragem. 

Dentre as inconsistências identificadas pelos técnicos da ANM, “algumas informações importantes que constavam no sistema interno e nas fichas de inspeção no campo da Vale na hora as mesmas inseridas no SIGDM [Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração], o que impediu que o sistema alertasse os técnicos de situação com potencial comprometimento da segurança da estrutura”, indica nota da ANM.

Ainda de acordo com a nota, “no penúltimo reporte [relatório] feito pela Vale antes do rompimento, dia 08/01/2019 e enviado à ANM de 30/01, ou seja, após o rompimento, ainda constava que a barragem não possuía nenhuma anomalia. Porém, no dia 15/02, a empresa entregou um reporte de uma vistoria realizada no dia 22/01 (três dias antes do rompimento) em que todas as irregularidades foram apontadas”.

O documento será encaminhado à Polícia Federal (PF), à Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário