Vanessa Giácomo se inspira em “My Fair Lady” para o Baile da Vogue!
Aos detalhes...

Foto: @johnnereal
Vanessa Giácomo escolheu um vestido assinado por Lethicia Bronstein, inspirado nos icônicos figurinos de Audrey Hepburn em My Fair Lady (1964) para o Baile da Vogue, que este ano traz a temática Voguelândia, em celebração aos 100 anos da marca. A estética imortalizada pelo filme, marcada por rendas — assinatura de Lethicia —, chapéus oversized e sobreposições sofisticadas, permanece viva no imaginário da moda e segue inspirando estilistas e coleções ao redor do mundo.
Por trás dessa ousadia estava Cecil Beaton, lendário fotógrafo da Vogue americana e britânica por mais de três décadas. Ele assinou os mais de 400 figurinos do filme, com destaque para os deslumbrantes looks de Audrey Hepburn. É sabido que a atriz ficou tão fascinada ao ver as dezenas de criações, que fez questão de experimentá-las uma a uma, enquanto Beaton as registrava em fotografias durante as provas. Embora já fosse reconhecido por seu talento como figurinista e designer de interiores, My Fair Lady foi um dos maiores desafios de sua carreira.
A escolha de Giácomo e Lethicia tem tudo a ver com Voguelandia, já que o impacto do filme vibrou muito além das telonas, sendo um dos primeiros exemplos do que hoje chamamos de conteúdo multiplataforma. Enquanto Hepburn encantava o público das salas de cinema com os figurinos criados por Beaton, editoriais de moda surgiam fortemente influenciados por seu trabalho, incluindo a icônica edição de dezembro de 1963 da Vogue, lançada enquanto o filme ainda estava em cartaz (foto abaixo).
"Não tem nada mais Vogue do que My Fair Lady", conta Lethicia. "Não só porque Beaton, que era o grande fotógrafo da revista, também assinava o figurino deste filme, mas porque foi possivelmente a primeira vez que vimos na revista um editorial genuíno de moda criado nos bastidores de uma filmagem. Na época, essa troca não era tão explícita. Mas, nesse caso, tudo foi pensado para que a iconografia servisse tanto às consumidoras da revista, quanto para o público ávido de cinema, que ali tinha um primeiro contato com a provocação da beleza dos detalhes da arte que é a alta-costura num meio popular como o cinema", ressalta.
Inspirando-se nessa atmosfera, Lethicia Bronstein recriou o espírito do clássico para Vanessa Giácomo, apostando na renda francesa Soutache com marca d’água como elemento central do look e no chapéu oversized, de Malu Pires, que se tornou um símbolo dos editoriais das décadas de 1960 e 1970. "Todos os laços são feitos em crinol, que é um material usado para dar estrutura, e bordados com paetês pretos e brancos, assim como as listras, para trazer um toque de Carnaval”, conta Bronstein. “A maior diferença do look original para o da Vanessa, é o decote na frente. Tenho certeza de que se a Fair Lady viesse para um baile no Rio de Janeiro, ela iria querer um pouco de pele à mostra”, brinca a estilista. O guarda-chuva é de autoria de Jane Pimentel.
“Em uma conversa com Schiavelli, meu stylist, decidi buscar essa figura fashion e icônica no cinema. E entre as atrizes que considero referência, Audrey Hepburn se destacou. Então, surgiu a proposta do filme 'My Fair Lady', que levou quatro Óscares, incluindo o de melhor figurino”, conta Giácomo, sobre a inspiração. “Pensando em quem poderia nos entregar esse figurino todo rendado com maestria, logo nos veio a cabeça: Lethicia. Ficamos encantadas com a ideia de embarcarmos juntas nessa jornada”, completa.
Embora My Fair Lady seja ambientado nos anos 1910, seus figurinos não foram concebidos para reproduzir fielmente a época, mas sim para atender à direção de arte estilizada do longa-metragem. Foi um dos primeiros momentos em que Hollywood ousou reinterpretar a moda histórica, criando um visual novo e influente, que ultrapassou as telas e se tornou referência a partir dos anos 1960, mesmo após a peça da Broadway já ter sido consagrada.