Varandão mostra energia e maturidade no EP 'Isso não é uma simulação'
O EP reúne quatro singles anteriormente lançados, Pedra do Sal, Aladin, Bye e Jimi, mais a inédita Sinal

Foto: Felipe Alberto/Divulgação
O coletivo carioca Varandão, que participou da primeira edição do Edital de Aceleração LabSonica - Toca do Bandido, coloca à prova a maturidade e sua música com tamanha peculiaridade no EP Isso não é uma simulação, que chega às plataformas de streaming pelo selo Toca Discos.
“Depois de um certo tempo a gente percebe o que tem que ser feito e como acreditamos que deve ser feito. São letras mais incisivas e enérgicas, já não é sobre ser divertido, é um aviso: isso não é uma simulação!”, é o que comenta o coletivo sobre este lançamento.
Isso não é uma simulação é a faísca do Varandão na música, com um pouco do passado, como Bye e Aladin, e algo mais novo e com mais energia, ‘pra frente’, como Jimi e Sinal. É sobre o desenvolvimento dos integrantes e do projeto, sem perder a energia inicial, maturando.
O EP reúne quatro singles anteriormente lançados, Pedra do Sal, Aladin, Bye e Jimi, mais a inédita Sinal.
Sinal, que fecha o EP, é uma faixa que fala das pretensões dos integrantes do Varandão na industrial musical, assim como entendem a músicas nas respectivas vidas. “Um momento que analisamos isso e procuramos a certeza nesse caminho que muitas vezes tem suas cobranças e dificuldades”, destaca Coutinho.
Sinal é também sobre relacionamentos que estão no meio disso tudo, em meio ao ‘corre’ do Varandão para subir mais e mais patamares na música.
Varandão
O Varandão é de Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro, formado por Cout1nho, R. Guerra, Felipe Cof, Dan e Maneko e Alek, todos do mesmo bairro, mas com diferentes estilos e projetos que se juntaram na vontade de fazer músicas e amplificar o alcance juntos.
Iniciaram sua trajetória em 2018 e no mês de outubro lançou a primeira single chamada “Avenida Cesário de Melo”, e foi muito bem acolhida pelo público local.
No início de 2019 foi lançada a single “Santana” e logo após “Disco” e “Papo de envolvimento”, em novembro do mesmo ano lançaram o seu primeiro EP intitulado “Musicas para ouvir de graça”, o lançamento esteve presente em playlists editoriais do Spotify de R&B. Na sequência, o Varandão disponibilizou singles como Amada, Bye, Aladin e Pedra do Sal.
O Varandão foi um dos seis artistas selecionados no edital Aceleração Musical Labosonica – Toca do Bandido, da Oi Futuro (Instituto de inovação e criatividade para impacto social da empresa de telecomunicações Oi), que deixou um legado à banda: sensibilizou toda a dinâmica do projeto, uma experiência que carrega nestes lançamentos e demais realizações em 2022.