Coronavírus

Variante brasileira do coronavírus é detectada no Rio Janeiro pela Fiocruz

Além do Rio, São Paulo, Pará, Roraima e Ceará já tinham mapeado pacientes com a P.1

Por Da Redação
Ás

Variante brasileira do coronavírus é detectada no Rio Janeiro pela Fiocruz

Foto: Reprodução/GloboNews

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou nesta terça-feira (16), pela primeira vez, a presença no Rio de Janeiro da variante brasileira do coronavírus. A mutação, chamada de P.1., foi identificada primeiro em Manaus, ela é mais transmissível, embora não se tenha confirmação de que seja mais letal.

A Fiocruz explicou que fez o sequenciamento genético de uma amostra e confirmou tratar-se da P.1., mas o laudo não informa se há transmissão dessa mutação no Rio de Janeiro ou se essa amostra é de alguém que pegou a variante em outro lugar e ficou doente no estado.

Segundo a Fiocruz, apenas uma investigação epidemiológica vai apontar a origem do vírus.

Além do Rio, São Paulo, Pará, Roraima e Ceará já tinham mapeado pacientes com a P.1. Até esta segunda(15), o Rio já tinha registrado 31.512 mortes e 554.835 casos de Covid-19.

Três variantes do SARS-CoV-2 estão sob a atenção dos cientistas: B.1.1.7 (britânica), 501Y.V2 (sul-africana) e P.1. (brasileira). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas estão se espalhando rapidamente por todo o mundo. A britânica já está em 80 países, a sul-africana circula em 41 países e a brasileira foi identificada em 10.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário