Coronavírus

Variante Delta: conheça os sinais que ameaçam o fim da pandemia

Nova versão do coronavírus é mais transmissível, mesmo após vacinação

Por Da Redação
Ás

Variante Delta: conheça os sinais que ameaçam o fim da pandemia

Foto: Reprodução/Getty Images

A variante Delta do coronavírus se tornou uma das principais preocupações de cientistas e autoridades sanitárias no combate à pandemia de Covid-19, mesmo com a vacinação. No Reino Unido,por exemplo, a nova cepa já responde por mais de 90% dos novos casos. No Brasil, são mais de 200 infectados, sendo 20 mortes pela variante. As informações são da BBC News.

Estudos iniciais apontam que a nova versão do coronavírus é mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico do indivíduo.

Um relatório interno vazado do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão dos Estados Unidos, possui novas constatações. 

O documento mostrou que a delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nos não vacinados em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.

Apesar disso, a probabilidade de pessoas vacinadas espalharem o vírus, se infectadas, é muito mais rara em comparação com pessoas não vacinadas, acrescenta a agência no relatório, uma apresentação de slides preparada por funcionários obtida com exclusividade pelo jornal americano Washington Post e reverberada pelo restante da imprensa daquele país nos últimos dias.

No documento, o órgão adverte que a variante delta é altamente infecciosa e argumenta que os funcionários do governo devem "reconhecer que a guerra mudou", considerando quão perigosa ela é.

Segundo o relatório, a variante delta é mais transmissível do que outros vírus da família dos coronavírus, como Mers e Sars, bem como Ebola e varíola, além do resfriado comum ou da gripe sazonal.

O CDC acrescenta que a infecção com a variante delta produz uma quantidade de vírus nas vias aéreas dez vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a variante alfa (inicialmente detectada no Reino Unido), que também é altamente contagiosa, aponta o documento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.