Mundo

Varíola dos Macacos: Mundo notifica 780 casos da doença

Número corresponde à quantidade fora da África, lugar de origem da endemia

Por Da Redação
Ás

Varíola dos Macacos: Mundo notifica 780 casos da doença

Foto: Ricardo Puppe/Gov-PB

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste domingo (05) que o mundo já confirmou ao menos 780 casos de varíola dos macacos fora da África. 

Os casos foram registrados no intervalo entre 13 de maio e 2 de junho, em pacientes identificados em locais onde a doença não é endêmica. A entidade aponta que outros casos seguem sob investigação.

"A repentina e inesperada aparição de varíola dos macacos simultaneamente em variados países onde a doença não é endêmica sugere a possibilidade de transmissão desconhecida já por algum tempo, seguida de eventos recentes que espalharam o vírus", disse a OMS.

Mesmo com os casos identificados em diversos países, o risco global causado pelos surtos ainda é moderado, mas esta é a primeira vez que tantos casos são reportados em diferentes locais fora do continente africano.

Até a última quinta-feira (2), a varíola dos macacos havia sido detectada em 27 países fora da África. Até o momento, não foi registrado qualquer registro de morte em decorrência da doença.

Na África, no entanto, região em que a doença é endêmica, foram apontadas 66 mortes desde o início do ano, sendo a maioria delas na República Democrática do Congo, com 58 mortos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário