Saúde

Varíola dos macacos pode causar problemas no coração, aponta estudo

O paciente alegou sintomas de mal-estar, mialgias e febre, além de erupção de lesões cutâneas

Por Da Redação
Ás

Varíola dos macacos pode causar problemas no coração, aponta estudo

Foto: Master1305/Shutterstock

Um estudo sugeriu que a varíola dos macacos pode provocar problemas cardíacos em pessoas infectadas. Ou seja, a doença se comporta semelhante ao vírus da Covid-19, que também desencadeia outros problemas no corpo. A pesquisa foi apresentada na revista científica JACC.

De acordo com o texto, os pesquisadores ligam a doença à miocardite aguda, uma disfunção que provoca inchaço do miocárdio, o músculo do coração. Apesar de ser uma condição potencialmente fatal, o paciente analisado obteve recuperação completa. 

Ainda conforme os pesquisadores, o paciente foi submetido a um tratamento médico após ficar doente por cinco dias. O homem alegou sintomas de mal-estar, mialgias e febre, seguidos pela erupção de lesões cutâneas em seu rosto, mãos e genitália.

Além disso, o paciente seguia com bolhas causadas pela varíola dos macacos, enquanto os médicos administraram uma série de testes para analisar problemas cardíacos, dado o quadro de dor indicado pelo homem.

Depois da equipe realizar um ecocardiograma, as desordens foram identificadas. Com isso, o homem ainda foi submetido a uma ressonância magnética cardíaca, que confirmou a miocardite. Após uma semana de tratamento, o paciente foi curado e liberado pelo hospital. 

A dra. Ana Isabel Pinho, líder do estudo e que atua no departamento de cardiologia do Centro Hospitalar da Universidade São João, em Portugal, apontou que “este caso mostra o envolvimento cardíaco como potencial complicação associado à infecção pela varíola dos macacos”.

“Acreditamos que divulgando esta potencial relação causal pode elevar a conscientização da comunidade científica e profissionais de saúde acerca da miocardite aguda como sendo possível complicação associada à varíola dos macacos. Pode ser útil para monitoramento próximo de pacientes afetados para reconhecimento adicional de outras complicações no futuro.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário