Varíola dos macacos: primeiro paciente diagnosticado no Brasil recebe alta
Anderson apresentou os primeiros sintomas no fim de maio, depois de voltar ao Brasil de uma viagem internacional
Foto: Reprodução/Redes sociais
Anderson Ribeiro, de 41 anos, o primeiro brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos, recebeu alta nesta segunda-feira (20), do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo. Ele ficou catorze dias internado.
“Estou me sentido muito bem. Farei, futuramente, um retorno de acompanhamento", afirmou o paciente, que é gerente de Produtos e Projetos de Recursos Humanos na capital paulista.
Anderson apresentou os primeiros sintomas no fim de maio, depois de voltar ao Brasil de uma viagem a Portugal e Espanha. O diagnóstico foi confirmado em 9 de junho pelo Instituto Adolfo Lutz.
O paciente afirma que suas feridas já cicatrizaram. “O tempo era necessário para as feridas secarem e o vírus deixar de ser transmissivo. Eu não tive Covid mas essa doença reforçou em mim a ideia de que quando a gente se cuida e toma as atitudes corretas frente a uma doença contagiosa, esse autocuidado protege os outros. Ficar isolado não é bom, mas foi necessário e isso me ajudou passar esses dias.”
Além disso, Anderson afirmou que está animado para voltar a encontrar amigos e familiares. “Estou cheio de saudades da minha mãe e dos meus amigos. Mesmo falando por videochamada todos os dias, nada substitui um abraço.”
O Ministério da Saúde confirmou, no último domingo (19), o oitavo caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente vive em Maricá, no Rio de Janeiro. Ele se encontra estável.
O paciente é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas Secretarias de Saúde do Estado e Município e, segundo a pasta, "Não apresenta histórico de viagem para o exterior, mas relata contato com estrangeiros".