Vaticano comunica que Papa Francisco segue se recuperando, mas ainda não está pronto para alta
Religioso passou por uma cirurgia no intestino grosso no último domingo (4)
Foto: Getty Images
Após passar por uma cirurgia no intestino grosso no último domingo (4), o Papa Francisco, de 84 anos, segue se recuperando e, de acordo com um comunicado divulgado pelo Vaticano nesta sexta-feira (9), está caminhando e trabalhando nas instalações que ocupa na Policlínica Gemelli, em Roma. O comunicado afirma, entretanto, que a alta do religioso pode não ocorrer dentro do prazo de uma semana inicialmente previsto.
Os médicos realizaram no papa uma operação chamada "a céu aberto", quando a barriga é cortada. A diverticulite que levou o Papa a passar pela cirurgia é uma inflamação na parede do intestino grosso que causa espessamento do órgão.
Embora o papa esteja progredindo, ele ainda não está bem o suficiente para voltar para a Cidade do Vaticano. No próximo domingo (11), segundo o porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, o Papa fará a oração do Angelus da Policlínica Gemelli. Será a primeira vez desde que assumiu o posto, em 2013, que Francisco não estará nessa ocasião na Cidade do Vaticano, exceto quando estava viajando.