Vazamento de óleo pode ter sido causado por "navio das sombras"
Comandante da Marinha informou que quantidade de óleo é maior que capacidade de navios investigados

Foto: Felipe Brasil / Fotos Públicas
O comandante da Marinha, Ilques Barbosa, afirmou nesta terça-feira (22), que o governo está concentrando as investigações relacionadas as causas da mancha de óleo nas praias do Nordeste em 30 navios de dez países diferentes. Entretanto, ele diz que a probabilidade é que o vazamento tenha partido de uma navio irregular, chamado de "dark ship", traduzindo é um "navio das sombras".
O almirante também informou que as pesquisas são modificadas de acordo com os novos dados que chegam a todo momento, e que nenhuma possibilidade foi descartada, mas que os esforços estão concentrados na linha de investigação
Segundo o comandante da Marinha, a quantidade de óleo que chegou à costa brasileira é menor do que a capacidade dos navios investigados, cerca de 300 mil toneladas. Até a última segunda-feira (21), já haviam sido recolhidas 900 toneladas de resíduos de óleo cru nas praias do Nordeste.
O que é um dark ship?
Um dark ship é um navio que possui os dados informados às autoridades, contudo, em função de qualquer restrição, de embargo que ocorre, ele possui uma carga que não pode ser vendida. Com isso, ele busca vias de comunicação marítimas que não são frequentadas, fugindo das marinhas de guerra.