• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vazão da água perto das quedas do Rio Iguaçu foi de 308 mil litros por segundo, diz Copel
Brasil

Vazão da água perto das quedas do Rio Iguaçu foi de 308 mil litros por segundo, diz Copel

Foi o menor índice de 2021

Por Da Redação
Ás

Vazão da água perto das quedas do Rio Iguaçu foi de 308 mil litros por segundo, diz Copel

Foto: BBC News Brasil

Quem visitou o rio Iguaçu nos últimos dias, percebeu que ele parecia um "imirim" (rio pequeno, no idioma Tupi). De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), a vazão da água perto das quedas foi de 308 mil litros por segundo, ou um quinto do fluxo normal, nos dias 9 e 10 de junho. Foi o menor índice de 2021.

É o segundo ano seguido em que a atração, reconhecida como patrimônio natural da humanidade pela Unesco, fica irreconhecível. Em abril do ano passado, a vazão nas quedas foi ainda menor que a atual, chegando a 259 mil litros por segundo.

Meteorologistas atribuem o baixo fluxo à falta de chuvas no Paraná, Estado onde ficam as nascentes do Iguaçu e que é atravessado por ele até sua foz, em Foz do Iguaçu, onde ele deságua no rio Paraná.

Segundo o MapBiomas, plataforma que monitora o uso do solo no Brasil, entre 1985 e 2019, a região da bacia do Iguaçu perdeu 21,3% de sua vegetação nativa, formada principalmente pela Mata Atlântica. A sub-bacia que abarca as cabeceiras do rio, nos arredores de Curitiba, resta hoje apenas 7,2% da vegetação original. 

Em todo o Brasil, a Mata Atlântica já perdeu 87,6% de sua cobertura original.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário