Saúde

Veja lista das doenças autoimunes mais comuns relacionadas à Covid

Revisão de pesquisas realizadas nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha

Por Da Redação
Ás

Veja lista das doenças autoimunes mais comuns relacionadas à Covid

Foto: Pixabay

Desde o início da pandemia, há evidências de que a inflação sistêmica que caracteriza a Covid-19 pode ser um gatilho para doenças autoimunes. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ajudaram a explicar o fenômeno mostrando que o vírus aumenta a produção de autoanticorpos.

No período pós-infecção, em seguida ao bug inflamatório, os autoanticorpos podem atacar tecidos do próprio corpo, de maneira semelhante às doenças autoimunes. Aí estaria a explicação para pacientes que não tinham problemas imunológicos e, de repente, no pós-Covid começaram a apresentá-los.

Em um trabalho de revisão científica, o cardiologista norte-americano Eric Topol, especialista em inteligência artificial, apontou as 11 doenças autoimunes mais comuns em quadros pós-Covid. Para a análise, Topol, que é autor do best seller Deep Medicine, partiu de três grandes estudos realizados nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

“Precisamos compreender melhor agora como a desregulação do nosso sistema imunitário, que pode ocorrer devido a uma infecção por Covid, pode estar associada a uma doença autoimune grave. Embora tenhamos reconhecido plenamente que as pessoas com doenças autoimunes são mais vulneráveis ​​à Covid e aos resultados adversos, a mudança disso – que a Covid pode tornar algumas pessoas vulneráveis ​​a doenças autoimunes – é a novidade”, afirma Topol.

Confira a lista de doenças

1. Artrite
2. Espondilite anquilosante
3. Lúpus
4. Dermatomiosite
5. Esclerose sistêmica
6. Síndrome de Sjogren
7. Doença mista do tecido conjuntivo
8. Doença de Behçet
9. Polimialgia reumática
10. Vasculite
11. Psoríase

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário