Veja quais marcas mais cresceram nas vendas em 2024
Volkswagen e Fiat ampliaram espaço; GM e Renault perderam
As vendas de carros novos vivem um bom momento no mercado nacional. Em outubro foram registradas 249.896 unidades – sendo 195.201 automóveis e 54.695 veículos comerciais leves como picapes e vans. Esse número é 20,9% maior do que outubro de 2023 por exemplo. Mas quando olhamos por um prisma mais próximo, o ranking de mercado está mudando. Quais foram as marcas que ganharam e quais delas perderam mercado ao longo deste ano?
O Farol da Bahia analisou os dados de mercado que mostram a Fiat mais à frente em participação assim como a Volkswagen enquanto Chevrolet e Renault perderam espaço. Vamos aos números:
A Fiat vendeu 51.955 unidades em outubro por exemplo. Ela soma Fiat Mobi e Argo por exemplo mas o destaque fica por conta de segmentos estratégicos com a Fiat Toro por exemplo e a dupla Pulse e Fastback vendendo entre 3 e 4.000 unidades por mês. Isso sem falar na Strada que é o segundo veículo mais vendido do mercado bem perto do líder Polo.
A Volkswagen também é um destaque com 42.084 unidades vendidas em outubro e a liderança do Polo. É certo que boa parte dessas vendas se devem ao resultado do Polo Track mas a soma é essa: T-Cross é líder dos SUvs, Nivus vai muito bem e embora não faça sombra para a Strada a Saveiro vende sempre acima das 3.000 unidades.
Já a Chevrolet com portfólio mais enxuto soma 29.250 perdendo quase 10% de mercado em um ano. A Hyundai está acelerando de novo e soma 23.163 unidades graças aos bons resultados do HB20 e Creta.
Já a Renault vem perdendo bastante mercado de forma acelerada. A marca soma 12.909 unidades vendidas em outubro com perdas significativas na linha do Kwid e Duster e o Kardian traz certo equilíbrio mas ainda não vende o que se espera e a Oroch se mantém estável.
A BYD por outro mais consolida sua posição sendo a 10° marca mais vendida do mercado e só comercializa eletrificados. Com três anos de atuação no varejo ela lidera as vendas de elétricos compactos e também SUVs híbridos somando Song Pro e Song Plus.
Posição | Marca | Acumulado |
1º | FIAT | 422.164 |
2º | VW | 318.768 |
3º | CHEVROLET | 252.188 |
4º | HYUNDAI | 160.548 |
5º | TOYOTA | 170.797 |
6º | RENAULT | 105.420 |
7º | JEEP | 99.968 |
8º | HONDA | 73.665 |
9º | NISSAN | 74.756 |
10º | BYD | 58.695 |
11º | CAOA CHERY | 50.398 |
12º | FORD | 38.579 |
13º | CITROËN | 27.604 |
14º | PEUGEOT | 22.451 |
15º | RAM | 25.251 |
16º | GWM | 23.452 |
17º | MITSUBISHI | 18.253 |
18º | BMW | 12.628 |
19º | MERCEDES-BENZ | 6.881 |
Dados da Fenabrave