Veja Vídeo: Prefeito de Itajaí sugere aplicação de ozônio no ânus para combater coronavírus
O gestor defende o uso da cloroquina e da ivermectina no tratamento da Covid-19
Foto: Reprodução
Em live no Facebook, o prefeito de Itajaí (SC), Volnei Morastoni (MDB), disse nesta segunda-feira (3) que pretende instituir o uso de ozônio, pelo ânus, como tratamento para pacientes com Covid-19. O gestor, que também é médico, disse ter inscrito o município na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para participar de protocolo de pesquisa sobre a administração da substância.
"Provavelmente vai ser uma aplicação via retal, uma aplicação tranquilíssima, rapidíssima, de dois minutos, num cateter fininho e isso dá um resultado excelente", afirmou Morastoni na live.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, em diversas oportunidades, que não há cura, tratamento ou até mesmo medicamento preventivo eficaz, com comprovação científica, contra o novo coronavírus.
Volnei Morastoni disse ainda que o tratamento seria utilizado apenas por quem desejar e só seria aplicado em casos confirmados da doença provocada pelo vírus. Acrescentou ainda que, provavelmente, seriam dez sessões de aplicação de ozônio, "simples, rápidas, de dois a três minutinhos por dia".
Segundo ele, o tratamento com o ozônio seria feito junto com outros oferecidos pela prefeitura, como ivermectina, azitromicina e cânfora.