• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Comidas tradicionais das festas de São João têm forte relação com a agricultura baiana
Economia

Comidas tradicionais das festas de São João têm forte relação com a agricultura baiana

Milho, amendoim e mandioca produzidos no estado se destacam na produção nacional

Ás

Comidas tradicionais das festas de São João têm forte relação com a  agricultura baiana

Foto: Divulgação

As festas juninas, com tradição e importância ao Nordeste e Bahia, tem uma forte relação com a agricultura. Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, a Bahia é o quinto maior produtor de milho em espiga do país com cerca de 23,9 mil toneladas colhidas.

A cidade de Sátiro Dias, no Centro-Norte, é a rainha do milho do estado com uma produção de cerca de 6,8 mil toneladas. O município é o maior produtor baiano de milho em espiga e o quinto maior produtor do Brasil.

No mesmo período, a Bahia ficou com a terceira posição na produção nacional de amendoim, uma safra de 5,3 mil toneladas. No estado, o rei do amendoim é o município de Laje, no centro-Sul, responsável por 1 em cada 10 toneladas colhidas do produto no estado.

O levantamento mostra também que a Bahia é o quinto maior produtor de mandioca (aipim, macaxeira) do país com 419 mil toneladas. A cidade de Laje é mais uma vez a campeã na produção da raiz, que é consumida não só nos festejos juninos, mas também está presente no dia a dia dos baianos. O município produziu 11,3% de toda a mandioca do estado (47,4 mil toneladas).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário