Economia

Venda de veículos cai 6,2% após fim de incentivo do governo

Queda ocorreu em julho, na comparação com o mês anterior

Por Da Redação
Ás

Venda de veículos cai 6,2% após fim de incentivo do governo

Foto: Reprodução/Pixabay

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (15), revela que as vendas de veículos, motos e peças usadas nesses produtos tiveram uma queda de 6,2% em julho, em comparação com o mês anterior. Essa queda foi resultado do fim do incentivo oferecido pelo governo federal ao setor automobilístico, o qual teve um impacto positivo nos meses de maio e junho.

O segmento automotivo vinha de altas de 2,3% em maio, quando foi anunciada a redução de impostos para a aquisição de carros novos. Apresentou ainda avanço de 8,8%, em junho, durante a vigência do incentivo concedido pelo governo. No resultado acumulado em 2023, porém, o segmento acumula alta de 6% nas vendas. Em 12 meses até julho, o crescimento foi de 2,2%.

Apesar da queda no setor de veículos e motos, é importante notar que o volume de vendas no varejo brasileiro como um todo apresentou um crescimento de 0,7% em julho, quando comparado a junho. Isso superou as expectativas do mercado, que previam um aumento de apenas 0,3% para o mesmo período.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário