Autos

Vendas de veículos caíram 26% ao longo de 2020, aponta Renavam

Resultado, no entanto, foi bem melhor do que esperavam analistas

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Vendas de veículos caíram 26% ao longo de 2020, aponta Renavam

As vendas de automóveis novos sofreram uma queda acentuada ao longo do ano de 2020 por conta da pandemia do coronavírus. Enquanto o PIB deverá ter uma retração de 5% como estimam analistas a queda do setor automotivo por falta de insumos e vendas reduzidas teve um impacto mais profundo. Apesar da redução de 26,2% no volume de vendas no ano de 2020, dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) mostram que 2,06 milhões de veículos foram fabricados e vendidos em todo o país no ano passado. Isso inclui carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões.

O mês de dezembro foi o melhor do ano: 244 mil unidades comercializadas, 8,4% a mais que em novembro mas 7,1% menos que dezembro de 2019.

Mesmo com a queda entidades como a Anfavea (associação dos fabricantes) e Fenabrave (federação dos distribuidores) chegaram a prever até 45% nas vendas devido à suspensão das fábricas no país. Essa paralisação iniciada ainda em março chegou a durar quatro meses em boa parte das fábricas.

Novas projeções para o ano de 2021 serão divulgadas na próxima semana pela Anfavea em uma coletiva de imprensa virtual que será acompanhada pelo Farol da Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.