Economia

Vendas do varejo na Bahia crescem 1,6% em fevereiro

Na comparação com o mesmo mês do ano passado houve queda de -5,0%

Por Da Redação
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Vendas do varejo na Bahia crescem 1,6% em fevereiro

Foto: Agência Brasil

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta terça-feira (13), as vendas do varejo na Bahia voltaram a crescer (1,6%), em fevereiro,  em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Segundo a pesquisa, esse foi o primeiro resultado positivo após três recuos consecutivos (-3% de outubro para novembro, -4,1% de novembro para dezembro e -2,2% de dezembro para janeiro). 

Com o desempenho, o volume de vendas na Bahia já se encontra praticamente no patamar registrado em fevereiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, com uma discreta variação negativa (-0,1%) no acumulado entre março de 2020 e fevereiro de 2021. Já o  resultado do comércio varejista baiano entre janeiro e fevereiro foi superior ao nacional (0,6%), e acompanhou o movimento de crescimento verificado em 19 das 27 unidades da Federação.

Entretanto, o resultado das vendas do varejo na Bahia foi negativo na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo mês do ano passado, mostrando queda de 5%. Foi o quarto recuo consecutivo no volume de vendas em fevereiro. Foi ainda o pior fevereiro para as vendas do varejo no estado desde 2017, quando havia sido registrada uma queda de -6,4%. Frente a fevereiro de 2020, 18 das 27 unidades da Federação tiveram quedas nas vendas. Ainda de acordo com o IBGE, os piores resultados foram registrados em Tocantins (-18,5%), Amazonas (-16,9%) e Distrito Federal (-15,1%), enquanto os melhores ocorreram em Piauí (14,1%), Amapá (10,1%) e Pará (4,1%).

Com o desempenho de fevereiro, o varejo baiano apresenta retração no acumulado do ano (-3,8%), em um resultado pior que o nacional (-2,1%). Também se mantém em queda (-4,9%) no acumulado nos últimos 12 meses (frente aos 12 meses anteriores). O estado tem o terceiro pior resultado do país nesse confronto, acima apenas de Distrito Federal (-7,3%) e Ceará (-6,1%).

O Brasil como um todo mostra avanço de 0,4% nas vendas do varejo, nos 12 meses encerrados em fevereiro. Pará (9,2%), Piauí (7,9%) e Maranhão (7,5%) lideram entre os resultados positivos, nessa comparação.

Vendas do varejo ampliado

Em fevereiro, o volume de vendas do comércio varejista ampliado baiano apresentou crescimento frente ao mês anterior (4,4%), na série livre de influências sazonais. Foi o primeiro resultado positivo após três resultados negativos e, com isso, o estado ficou acima do país como um todo (4,1%). Frente ao mesmo mês do ano anterior, porém, as vendas do varejo no estado seguiram em queda (-3,3%), mostrando o quarto resultado negativo consecutivo e o pior para um mês de fevereiro desde 2017 (-9,0%). 

O desempenho da Bahia nessa comparação ficou abaixo do verificado no Brasil como um todo (-1,9%). O varejo ampliado engloba, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, para as quais não se consegue separar claramente o que é varejo do que é atacado.

No confronto com fevereiro de 2020, as vendas de veículos na Bahia apresentaram o primeiro crescimento (1,5%) após 12 meses consecutivos de retrações (entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021). Já o comércio de material de construção teve queda (-2,6%), após dois meses seguidos em alta, e apresentou o pior resultado do mês entre as 12 unidades da Federação onde essa atividade é investigada separadamente. No acumulado do ano, as vendas do varejo ampliado na Bahia apresentam retração (-4,4%) maior que a nacional (-2,5%). E nos 12 meses encerrados em fevereiro, as vendas do varejo ampliado na Bahia apresentaram a maior queda do país (-8,5%). O resultado está bem abaixo do nacional (-2,3%).


 

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