Vendas do varejo na Páscoa caíram 5%, diz índice da Cielo
Levantamento indica comemoração no fim do mês como um dos motivos para desempenho negativo
Foto: Agência Brasil
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), na última segunda-feira (1) divulgou que as vendas de Páscoa caíram 5% no ano de 2024, em comparação a ano passado. Conforme levantamento, a comemoração da data no fim do ano pode ter contribuído para o recuo. A análise compara as vendas realizadas entre os dias 25 e 31 de março de 2024 com os dias 3 a 9 de abril do ano passado.
A exceção foi o segmento de chocolates, que contabilizou em 3,8% no período. Os estabelecimentos localizados em shoppings tiveram uma alta de 4,0% no faturamento, assim, como as chocolatarias de rua cresceram 3,7%. Diferentes dos setores de supermercados e hipermercados recuaram 3,9%.
Segundo o ICVA, o movimento negativo foi observado em todo o Brasil. A região Centro-Oeste teve o pior desempenho, com recuo de 8,5%, enquanto o Nordeste registrou a queda menos acentuada, de 3,5%.
Em relação aos estados, as maiores retrações foram no Paraná (-8,8%) e em Goiás (-8,5%). As menores foram no Ceará (-2,1%) e Rio de Janeiro (-2,5%). Nenhum estado teve alta no faturamento em relação a 2023.
Para melhorar o cenário, medidas foram tomadas pelos varejistas para incentivar os consumidores, incluindo que a compra de chocolates, azeite, bacalhau e outros alimentos tradicionais do festejo fossem divididos no cartão de crédito e sem juros, com prazos de até 10 vezes.
Já no mercado, esses produtos estavam 41% mais caros, segundo levantamento da empresa de dados para varejo e indústria Scanntech.