Vendas em dezembro devem crescer 0,6% na Bahia, aponta Fecomércio
Por causa do Natal, entre os grupos de serviços mais procurados está o de Vestuário e Calçados
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Natal é um dos momentos mais esperados do comércio varejista e, de acordo com projeções da Fecomércio-BA, o setor deve registrar alta de 0,6% ao longo do mês de dezembro, atingindo um faturamento de R$ 11,45 bilhões, R$ 70,4 milhões a mais do que no ano passado.
Conforme o levantamento da entidade, entre os grupos de serviços mais procurados para presentes está o de Vestuário e Calçados, que deve crescer 13,5% na comparação anual.
“Os preços dos produtos do setor tiveram forte aumento dado o encarecimento dos insumos como algodão, poliéster, entre outros.” destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.
Apesar do recente retorno da obrigatoriedade das máscaras, o economista relata que “é natural pensar que os encontros devem acontecer num número maior este ano, o que demandará certamente mais comida e bebida para as confraternizações. Nessa linha, os Supermercados tendem a ter um aumento de 11,7% nas vendas em dezembro”.
Outra atividade que que os consumidores buscam para compras de perfumes e cosméticos é o de Farmácias que, segundo projeção, deve crescer 2,2% no contraponto anual. A tendência também é favorável para o setor de Eletrodomésticos e Eletrônicos, com previsão de alta de 3%.
Por outro lado, pelo menos três setores devem retrair no mês: Móveis e Decoração (19,5%), Veículos e Motos (-9,7%) e do grupo Outras Atividades (-5,5%).