Vendas em shopping centers têm aumento de 6,8% no primeiro trimestre de 2023, aponta levantamento
Setor registra crescimento em relação ao ano passado e pré-pandemia
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O setor de shopping centers apresentou um crescimento de 6,8% nas vendas no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS), divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Em relação ao período pré-pandemia, o primeiro trimestre deste ano registrou um aumento de 0,3% nas vendas em comparação ao mesmo intervalo de 2019.
Entre as regiões do país, o Centro-Oeste e o Nordeste se destacaram nos primeiros três meses deste ano, com aumentos de 8,4% e 7,7%, respectivamente, seguidos pelo Sudeste (6,6%), Sul (6%) e Norte (2,5%). Essas variações foram calculadas em relação ao primeiro trimestre de 2022.
Crescimento
Considerando a comparação anual, as categorias de lojas que tiveram as maiores variações positivas foram: Conveniência e Serviços (33,5%), Entretenimento (21,3%) e Alimentação (14,4%). Além disso, o fluxo de pessoas nos shopping centers apresentou um aumento de 13,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
No mês de março, os shoppings tiveram um crescimento de 2,4% em comparação a março de 2022. O tíquete médio nas compras realizadas nos shoppings foi de R$ 128,91, enquanto nas lojas de rua foi de R$ 84,10. Além disso, o fluxo de visitantes aumentou 8% em relação ao mesmo período do ano passado.